11 de novembro de 2011

Inteligência Emocional

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Darwin em sua obra, referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. O psicologo Daniel Goleman, traz um conceito de que a inteligencia emocional é a principal responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso. Seja na vida pessoal, social ou profissional.

No dia a dia, através das emoções podemos detectar e fazer uma análise das pessoas, pois dependendo do seu comportamento, sabemos o grau de sua bipolaridade. As emoções são importantes para: Sobrevivência: Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Tomadas de Decisão: As emoções são uma fonte valiosa da informação. Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Porém a mais importante e mais difícil talvez seja a União, pois nossas emoções são a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem "universais".

Está faltando inteligencia emocional no AVAÍ FC quando se trata de seu presidente, mas não vamos esquecer que a torcida avaiana também está mostrando isso, onde o "emocional" está totalmente abalado. Embora cada um ainda tenha dentro de si aquele amor, paixão e não se importe de sair vestido com seu manto, as "investidas", caras e bocas os traem e deixam visível a situação emocional. Ainda engatinhamos para colocar em prática aquela que parece ser a mais importante: União. Neste quesito ainda somos muito primitivos!

0 comentários: