15 de maio de 2012

Espirito esportivo

Foto: Flávio Neves
No dia 01 de Maio fiz a postagem "Vamos  subir a montanha" comentando a conquista do Leão em Chapecó que colocou Leandro Silva, Pirão e Hemerson Maria na seleção da rodado do prêmio Top de Bola 2012 - falo disso no próximo post. A mesma garra, determinação,  disposição, dedicação e respeito com os torcedores foram as peças que impulsionaram o Avaí a seguir enfrente sempre focado no seu objetivo: vencer o Campeonato Catarinense.

Ontem foi a entrega do Prêmio Top de Bola 2012 no Teatro Pedro Ivo, e para mim e para muitos, a surpresa foi a ausência dos premiados da equipe do Figueirense, tendo apenas o goleiro Wilson como representante. Na minha opinião, o jogador Wilson mostrou naquele momento todo seu caráter, sua hombridade,  profissionalismo e acima de tudo, RESPEITO pela sua torcida. Vimos ali, o verdadeiro espírito esportivo, que deveria ter sido compartilhado com todo o elenco. Que aliás ficaram devendo também no domingo quando se negaram a receber as medalhas de Vice Campeão. Que feio.

Vimos na atitude isolada de Wilson o verdadeiro espírito esportivo, enquanto os outros premiados se acharam no direito de fazer "charme" e "greve" pelo vice-campeonato catarinense conquistado, diga-se de passagem por pura  incompetência do elenco. Esta atitude dos jogadores alvinegros mostrou a falta de dignidade e humildade de reconhecer que perderam para o time que se encontrou e soube aproveitar as oportunidades sendo mais produtivo no momento em que mais precisava, principalmente nos dois últimos jogos, quando o Avaí foi e fez valer a sua garra e sua raça dentro das quatro linhas.

Sinto profunda tristeza e vergonha como torcedora apaixonada pelo futebol, por ver que estamos longe de ver prevalecer o espírito esportivo - dentro e fora de campo - pois não apenas os jogadores mostram esse comportamento, a Polícia Militar que foi parabenizada pela atuação no jogo de domingo também tem a parcela de culpa por atos anti-desportivos por parte de torcedores, já que se omitiram e fizeram vistas grossas para muitas agressões ocorridas no Setor D. A polícia Militar é responsável pela ordem, mas principalmente pela segurança e o que se viu foi torcedores apanhando, inclusive da própria polícia. É irracional e inadmissível que esse tipo de  coisa ainda aconteça, que ainda não exista amadurecimento neste campo. Os policiais devem ter a cabeça no lugar, evitar deixar aflorar sua preferencia de torcedor, evitando expor pessoas a situações e atos violentos que poderiam ter sérias consequências - se é que não teve.

Bola Cheia: Wilson pela sua dignidade e respeito a torcida alvinegra.
Bola  Murcha: Polícia Militar por permitir que as agressões se instalassem nas arquibancadas no domingo.

0 comentários: