26 de junho de 2012

Livro e site de André Luiz Rosa


Recebi o email do André Luiz Rosa comunicando que no próximo dia 06/07 colocará no ar o site voltado ao nosso AVAÍ FUTEBOL CLUBE. O site tratará da história do Avaí (personalidades e jogos), disponibilizará enquetes, curiosidades, Teste de Conhecimento e espaços para artigos e opiniões
Nesse mesmo dia, promoverá o lançamento do livro de sua autoria: O FOOTBALL NA ILHA E A FUNDAÇÃO DO AVAHY FOOT-BALL CLUB: uma análise sobre o início do futebol em Florianópolis e a trajetória do Avaí na década de 1920. 


"A obra é resultante de pesquisas feitas nos acervos do Catarinense, da Biblioteca Pública e do Instituto Histórico e Geográfico. A pesquisa engloba ainda documentos raros como: Dados do Censo - desde o início do século XX, o Primeiro Estatuto do AVAÍ (documento esse que o autor possui uma cópia) e a Revista Catarinão. Há também, fontes bibliográficas, fotos e depoimentos de ilustres avaianos. Esse documento (depoimento) enriqueceu a obra, pois muitas situações relatadas não estão em documentos formais ou nas páginas dos jornais, mas sim na memória de quem conviveu com o cotidiano do clube. Depoimentos do Coronel Osni Meira - com que tive o prazer de conversar há alguns anos -, de Dario Galluf, de Hélio Ricardo Lange, Carlos Santana Mambrini e Fernando Bastos. 
O livro recorda Florianópolis no início do século XX, apontando suas peculiaridades, população e movimentação social; esta, por sua vez, contribuiu para o advento do futebol na Capital. O leitor terá a oportunidade de conhecer como o futebol chegou na cidade e em que locais passou a ser praticado; o primeiro clássico da cidade, já na década de 1910; a relação das equipes existentes nas décadas de 1910 e 1920; as tentativas de coibir o jogo de futebol em Florianópolis; a popularização do mesmo; os condicionantes da fundação do Avaí; a relação dos atletas que saíram do Figueirense e foram para o Avaí; o contato desses atletas com os filhos do comerciante Amadeu Horn nos corredores do Colégio Catarinense; trechos do Primeiro Estatuto do Clube; a história do clássico: como tudo começou; as viagens do clube pelo interior; o campo da Rua Frei Caneca; as conquistas; a agitação popular que o AVAÍ provocou na cidade; os jogos altruístas, mais sobre o zagueiro Nelson Araújo (o Botafogo), etc."


Por ser tratar de produção independente, o livro será vendido através do site.

0 comentários: