Na fazenda a discussão estava pegando fogo. De um lado as galinhas com suas dificuldades e do outro os porcos com suas idéias. As reuniões se arrastavam há tempos. Era conversa e mais conversa e nada de ação. Ambos queriam preparar uma festa de aniversário para o fazendeiro, mas não chegavam a um consenso. As galinhas defendiam a ideia de que não adiantava se incomodar tanto e que deveriam fazer qualquer coisa e deu pra bola.
Já os porcos propunham que teriam que fazer a melhor festa para o fazendeiro, teriam que fazer algo de surpreender. Mas as galinhas batiam o pé de que seria muito complicado e também para quê fazer a melhor festa se o fazendeiro nem era tão bom para eles. Quando ele for melhor conosco, aí faremos algo diferente, dizia a galinha. Porém o porco continuava firme defendendo a ideia de que se queriam que o fazendeiro mudasse, teriam que eles fazer antes algumas mudanças. Nós é que precisamos dele - dizia o porco. Mas cada vez mais as coisas se complicavam e não chegavam a nenhuma conclusão e as galinhas estavam começando a ficar nervosas pois ninguém conseguia se entender.
- Vocês querem as coisas mais difíceis, tem de ser mais prático. Sugiro começarmos a definir as coisas com menos polêmica. Vamos definir o cardápio . Todos concordaram e ela continuou - Vamos fazer ovos com bacon.
Agora eu pergunto, quem está envolvido e quem está comprometido? Em qualquer tipo de organização, há esses dois grupos e no futebol não é diferente:. Os envolvidos e os comprometidos. Parece ser a mesma coisa, mas não é. Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latin envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar. Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir um compromisso. Comprometer deriva do latin compromittere e compromisso deriva do latin compromissu. Ambas palavras remete ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte.
No trabalho, na organização, no grupo de futebol, as pessoas envolvidas fazem parte do grupo e trabalham pelos seus objetivos. Para os comprometidos, o grupo faz parte dele e trabalha com os objetivos coletivos. Os envolvidos apontam os sintomas e muitas vezes fazem parte do problema. E quando resolvem, o fazem da forma mais prática. O comprometidos compram problemas e resolvem da melhor forma. Os envolvidos assumem somente as responsabilidades da sua função e quando é repassado mais funções reclamam que estão sendo explorados e não têm interesse, pois não fecha com seu objetivo pessoal. Os comprometidos assumem as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivo e quando é repassado mais funções vêem como ótima oportunidade de aprenderem mais. O envolvido sempre quer ser reconhecido pelo que faz. O comprometido sempre reconhece quem faz. Para os envolvidos sempre há problemas e dificuldades. Para os comprometidos, sempre há soluções e energia. O envolvido toma espaço. O comprometido constrói o seu espaço. A relação com um evolvido é de curto prazo. Enquanto o comprometido consegue-se manter uma relação de longo prazo. Quer matar uma empresa aos poucos? Retenha funcionários, clientes e fornecedores que você não consiga manter relação de longo prazo. Ou seja, mantenha os envolvidos contigo que será o seu suicídio. O porco sem pestanejar e com toda segurança dá seu coro para a festa do fazendeiro se for a melhor solução, pois é comprometido. Nós já sabemos quem são os comprometidos e os que são apenas mais uma galinha no poleiro, não é mesmo?
1 comentários:
Carmen, três zagueiros acho até valido. Afinal, estamos tomando de dois a três gols por jogos, certos ou não, algo tinha que ser modificado. Como diz aquela frase de uma torcedora: Que os jogadores joguem como torcedor.
Postar um comentário