23 de janeiro de 2012

Torcedor x Simpatizante

Jogo Botafogo x Avaí - Amigos na Toca
Para o Leão parece que 2011 não chegou ao fim, já que os erros nas quatro linhas são os mesmos, porém com protagonistas difetentes. Alías um elenco de colocar qualquer treinador no saco.

Mas perder o jogo faz parte, estamos apenas no inicio do Campeonato Estadual, o que não me agrada é ver como perdemos e para quem perdemos, com todo o respeito ao Verdão do oeste. A Chapecoense estava com mais de seis jogadores fora e ainda assim conseguiram vencer, aproveitando-se dos erros bobos do Leão.

Se não bastasse, a torcida ainda tem que ouvir que "estamos evoluindo", que "falta entrosamento entre os jogadores" e o que "atrapalhou foi a pré-temporada". Oi? Alguém deve estar substimando a inteligencia da torcida que daqui a pouco terá que ouvir que a situação é provocada por que o torcedor não apoia. 

E por falar em inteligencia e torcida, vou aproveitar este post para falar sobre isso, já que futebol, niente. Eu sou uma torcedora presente, acredito que o Leão pode mudar, mas precisa além de transparência e humildade, um pouco de inteligencia nos intra muros da Ressacada. Fazer acontecer para que possamos crescer o numero de simpatizantes para o Avaí.

Quero lembrar que há diferença entre ser simpatizante e torcedor. Simpatizante: adj. e s.m. e s.f. Que ou quem manifesta simpatia por (em relação a uma doutrina, a um partido, clube de futebol,  etc.). Já torcedor: adj. Que torce. Bras. Partidário de um atleta ou de uma equipe, por quem torce nas competições esportivas. 

Muitos moradores aqui em Florianópolis, oriundos de outros estados já se mostram simpatizantes do Leão e até começam a propagar isso para outros estados. Você encontra simpatizante do Avaí em São Paulo, Brasilia, Porto Alegre, Mato Grosso e tantos outros locais por onde passa. Isso faz com que o Clube seja divulgado e de certa forma dá visibilidade, mas claro é preciso um bom trabalho para que isso aconteça.

Eu sou avaiana, sócia do setor A Cadeira B32 e estou lá na Ressacada em todos os jogos e quando possível vou assistir fora. Mas isso não me impede de ser simpatizante de outro clube e sou. No meu caso, o Internacional de Porto Alegre, por conhecer o trabalho sério deles, o respeito pelo torcedor e a maneira eficiente com que trabalham seu elenco e sua base. Sou torcedora do Inter? Não. Sou apenas simpatizante.

Muitos são simpatizantes de outros times: Vasco, Santos, Grêmio, São Paulo, Corinthians e tantos outros. Se os avaianos são simpatizantes de outros Clubes, porque não o Avaí arrebanhar mais simpatizantes para o Leão para que levem o nome do nosso Clube para outros estados, simples assim, "grátis", apenas por simpatia.

3 comentários:

No RS também Inter, No Rio Fluminense, em São Paulo, São Paulo, todos esses são times que eu também torço por simpatia, claro que nenhum supera a minha torcida pelo Avaí, pois Avaí está no meu sangue de Nobre Azurra.

Abraços!

É isso, o simpatizante leva o nome do Clube a outros lugares, tem gente que não entende isso, mas... Claro que a paixão pelo Avaí não muda e sempre será o time do coração, do sangue.

Abçs

Avaianos, um comentarista aqui de Brusque da Rádio Cidade AM e TV Brusque, conhecido pelo apelido de XIRÚ, chamou ao vivo na noite de hoje (segunda, 23/01) no programa TVB Esportes, da TV Brusque, os torcedores avaianos de BANDIDOS ! Citou diversos problemas e brigas em anos anteriores, como sendo todos de responsabilidade de torcedores avaianos. Falou claramente que o problema de arruaças no Campeonato Catarinense está relacionado com a torcida do Avaí ! Desde o rojão detonado em Criciuma, a arquibancada que caiu em Brusque, a briga em Chapecó, etc. Que tal uma reposta a ele quando o Avaí vier jogar em Brusque ??????
Obrigado
Cláudio Faraco - morador de Brusque e torcedor do Avaí