8 de março de 2012

Parabéns Leoas

O universo do futebol é caracterizado desde sua origem, como um espaço eminentemente masculino. Por certo, são os preconceitos historicamente construídos pela e na nossa cultura, alguns dos elementos que fazem com que essa questão, vez por outra, apareça na atualidade. A virilidade virtuosa do esporte é freqüentemente ressaltada pela sentença "futebol é coisa para macho" (ou, em uma versão pouco menos rude, "coisa para homem"), bem como em tiradas reveladoras de vivo preconceito. 

O jornalista Sérgio Cabral conta que, perguntado certa vez sobre o que achava do futebol feminino, o comentarista esportivo e ex-técnico João Saldanha disse ser contra — e justificou, com sua língua ferina: "Imagina, o cara tem um filho, aí o filho arranja uma namorada, apresenta a namorada ao sogro e o sogro pergunta a ela: 'O que você faz, minha filha?' E a mocinha responde: 'Sou zagueiro do Bangu'. Quer dizer, não pega bem, não é?". 

Mesmo as mais recentes tentativas oficiais de incentivo ao futebol feminino no Brasil escorregam no machismo característico de nossa cultura, pois condicionam seu sucesso a "ações que enalteçam a beleza e a sensualidade da jogadora para atrair o público masculino". Ou seja, calções minúsculos, maquiagem e longos cabelos, presos em rabos-de-cavalo.

Agora imaginem no meu tempo de menina - não faz muito tempo - jogar bola no campinho perto de casa com os meninos. Levei muitas caneladas, amarguei banco, mas estar ali já era gratificante. Me apaixonei pelo Avaí, fui para os estádios e hoje a Ressacada é meu campinho. Fico no banco de concreto, na arquibancada, mas só de estar ali já é muito gratificante.

O mundo está evoluindo e hoje quando vou aos estádios fico feliz em ver que as mulheres tomaram um espaço que era delas e que por puro preconceito - delas - não frequentavam. Hoje elas lá estão do lado dos maridos, dos namorados, dos filhos e dos amigos fazendo com que tudo fique um pouco mais cor de rosa e agradável. Por isso hoje todos os posts serão para homenagear as Avaianas que estão presentes na Ressacada, embora o dia das mulheres são todos os dias quando além do seu trabalho, precisam cumprir uma jornada dupla para dar conta da sua família. Parabéns a todas as mulheres que são verdadeiras guerreiras, mas parabéns principalmente a todas as Leoas que tem o Avaí como paixão. Parabéns para nós.

0 comentários: