11 de abril de 2012

Interesse comum

Não sou contra parcerias, penso que isto acaba sendo um necessário. Porém tem alguns detalhes que precisam ficar claros e serem levados em consideração quando se pensar em fechar uma parceria. Parceria é como uma amizade forte onde há confiança e honestidade e principalmente verdade em todas as circunstancias. Quando há parceria não existe dominação. As partes envolvidas em uma mesma situação compartilham suas habilidades e talentos para criar uma meta e assim atingir os objetivos propostos com interesse comum.

Toda vez que ouço essa palavra "parceria" sinto calafrios, costumo ficar com dor de cabeça e estômago. Com certeza penso ser reflexo de várias experiências passadas e que não tiveram os desfechos desejados. Diversas oportunidades são jogadas fora por que não se quer arriscar, porém os riscos precisam ser estudados e de certa forma estar sob controle. Algumas vezes o fato de não termos sucesso nas parcerias pode ser pelo fato de não ter escolhido o parceiro ideal, mas sempre que se fecha uma parceria,  se parte do pressuposto que as partes são idoneas. 

O negócio que envolve a parceria precisa ser muito clara, e os parceiros precisam ser estudados e conhecidos todos os seus antecedentes no que se refere ao tratado. Obviamente quando se faz esse tipo de negócio é porque reconhecemos que somos deficientes em algum ponto e que não há como caminhar sozinhos. Desta forma fechamos a parceria e esperamos um retorno compensador para ambas as partes - do contrário não teria o nome "parceria".

Finalmente, se uma operação de parceria for firmada, todos supostamente devem ganhar. Por outro lado, é importante lembrar que a ganância cega, e há pessoas que querem apenas faturar esquecendo-se dos verdadeiros objetivos e dos parceiros, visando o seu beneficio próprio, criando grupos para levar mais comissão aqui e ali. Isso é um fato no mercado futebolístico e que infelizmente se repete diariamente em diversas áreas. É preciso estar atento.

As tratativas entre o Leão e o Corinthians parecem estar adiantadas, não há como negar que existe alguma coisa, pois uma notícia dessas não seria plantada em SP pela "mídia maldita", pela RBS, pelo Miguel Livramento, pois se foi, os caras tem muita força hein? Por aqui o presidente disse que não há nada firmado e nem conversou sobre isso. Espero que ele não esteja mentindo. Vamos aguardar o desenrolar da situação e ver no que vai dar.

2 comentários:

No meu modo de entender, a parceria não precisa ser um mal necessário. Pode ser um bem necessário, mas para isso há que haver equilíbrio de forças, de objetivos, de atitudes e etc.
No caso de Avai e Corínthians, pode-se antever um desequilíbrio natural, pelas diferenças existentes em todos os aspectos e, isso me parece que não permitiria um equilíbrio de objetivos, capaz de fazer com que todo mundo ganhe, a não ser que um ganhe muito e o outro migalhas.
Nesse caso, não há como negar que todo mundo ganhou, pelo menos no papel.
Vejo com muita preocupação uma parceria dessa. Vamos aguardar.
Bighal.

Bighal,

Quando digo mal necessário, me refiro ao fato de que andar com as próprias pernas para um clube pequeno é um tanto difícil, por isso alguns clubes optam pela parceria. Claro que no caso do Avaí e Corinthians temos nossos temor por se tratar de clubes muito diferentes, sendo assim, os objetivos também serão diferentes. Quanto a ganhar, você pode ter certeza que alguém estará levando vantagens e não só o Corinthians mas também alguém da Ressacada. O que me preocupa nesta parceria é aforma com que o presidente está se posicionando. Vamos aguardar.

Abs