20 de junho de 2012

Política da boa vizinhança

O preconceito é a ideia colocada em prática. Em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito. A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.

O preconceito e a discriminação variam pela maneira com que cada cronista, colunista, apresentador de rádio ou televisão se expressa e, principalmente quando exterioriza o desprezo por determinados grupos, encontrado em determinada situação. A imprensa, sem generalizar é claro, principalmente a televisão que precisa manter a sanha comercial mascarada de imparcialidade, não se preocupa com o conhecimento da causa que leva a reportar. Um jornalista, em nome da ética profissional, muitas vezes pressionado pelo manual de redação e ainda o fantasma do desemprego, embora bem intencionado, acaba cometendo equívocos lamentáveis partindo do principio de que sua missão é o  de bem informar.

Mas porque estou falando tudo isso? Porque muito se tem criticado a mídia em relação ao que é noticiado sobre o Avaí, quando a mídia "tendenciosa" - nosso co-irmão também usa essa expressão - menospreza qualquer atitude que venha por parte de jogadores ou treinador passando a impressão de que boas atuações não passaram de obrigação. Por outro lado, estes mesmos torcedores esquecem de que usam-se da mesma fórmula quando resolvem falar mal ou atacar, seja a mídia, blogueiros, grupos, torcedores, ou seja, cobram uma postura que não tem. Na maioria o que se vê são ataques diretos ao grupo RBS e baseando-se neste grupo atacam seus profissionais de maneira descriminatória, pejorativapreconceituosa. Precisamos lembrar que tudo é uma via de mão dupla, pois toda ação tem uma reação. Quando mais você bate, mais você apanha, e claro, manda quem pode e obedece quem tiver juízo, por isso o presidente Zunino procura fazer a política da boa vizinhança sempre. Ele sabe quem tem a chave e o comando, o dotô é esperto.

0 comentários: