12 de abril de 2013

Cond. Res. Campo da Liga

"Quem anda pela cidade e não conhece um pouco da sua história não tem como saber que onde hoje está localizado o Shopping Beira Mar, existiu a primeira grande praça desportiva de Florianópolis, o Estádio Adolfo Konder. Naquele quarteirão não há placas, não há hermas, estátuas, memorial, nada que remeta diretamente ao velho pasto do bode, apelido inicialmente depreciativo, mas que já foi resignificado e adotado como uma forma carinhosa de se tratar do velho campo. Será mesmo que não há? [...]

[...] É preciso fazer um desfolhamento da cidade para se ler aquilo que se encontra oculto, mas que deixou pegadas, às vezes imperceptíveis. O Cond. Res. Campo da Liga está aí, a relembrar as marcas de historicidade deixadas no tempo, a reavivar recordações e lembranças que jazem no inconsciente de quem vive a cidade, mas que podem ser recuperadas. 

Como sempre um texto impecável do Blog Memória Avaiana nos traz informações esquecidas ou desconhecidas, mas que estão em algum lugar do passado a espera de alguém assim como o amigo Felipe Mattos para que sejamos presenteados. Para ler na íntegra clique aqui.