25 de outubro de 2013

NOTA OFICIAL - Avaí Mais Forte


O AVAÍ MAIS FORTE se manifesta por esta nota oficial a respeito da posição do Presidente do Clube em exercício, Dr. Nilton Macedo Machado, sobre a oportunidade de apresentação da abertura de chapa para as eleições para o Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube.

Em entrevista publicada nos meios de comunicação da Rede Brasil Sul (RBS), o presidente em exercício considerou inoportuna a apresentação de uma chapa alternativa para as eleições que se aproximam em síntese pela necessidade de manutenção do foco na busca pelo acesso à Série A do campeonato brasileiro.

Suas palavras foram endossadas por importantes jornalistas da empresa, muito embora tenham sido contestadas de modo lúcido e coerente por outros jornalistas do mesmo e de outros veículos.

Algumas ponderações sobre a avalanche de comentários que percebemos nas redes sociais, nas ruas e na própria imprensa após estas declarações:

1 - Apenas na possibilidade de se considerar que o debate e o jogo democrático para a composição das instituições do clube sejam, por si só, inoportunos, a afirmação carece de razoabilidade. As eleições para o Conselho Deliberativo - e é importante ressaltar que o movimento AVAÍ MAIS FORTE, neste momento, se apresenta como chapa para as eleições deste órgão, tão somente - realizar-se-ão em novembro próximo e demandam inúmeras ações para sua viabilidade. A formação de uma chapa de 100 inscritos não se dá “do dia para a noite” e apenas a sua divulgação (que, acreditamos, já se deu mesmo um pouco tardiamente) pode angariar adesões suficientes à sua inscrição.

2 - Admitindo a inoportunidade alegada – o que se faz apenas para argumentar – questionaríamos: quando a apresentação seria oportuna? O campeonato da série B se encerra posteriormente à realização das eleições e aguardar a definição do sucesso do clube no certame - o que temos certeza que ocorrerá - implicaria total impossibilidade de participação no pleito.

3 - Ainda: o presidente em exercício, que detém a mais elevada estima e respeito de todos os integrantes da chapa, é renomado jurista e, temos absoluta certeza, compreende perfeitamente que o jogo democrático é salutar em todos os seus aspectos e o confronto de ideias jamais poderia desestabilizar uma instituição sólida e democrática como, queremos, seja o Avaí Futebol Clube. Campeonatos ocorrem todos os anos e, tomando a sua premissa como verdadeira, não haveria espaço a qualquer possibilidade de disputa democrática de posições dentro do clube, sob tal pena de “desestabilização”.

4 - Sabemos que um clube FORTE é perene e se mantém, assim como SUAS INSTITUIÇÕES, independentemente de pessoas e processos, e, ao contrário de desestabilizar, o debate que se inicia que engrandecerá a história do clube.

5 - Mais: não é verossímil a alegação de que a chapa esteja se apresentando em razão do bom momento em campo. O processo de formação da chapa iniciou-se em fevereiro deste ano e, desde lá, as conversas e ações foram evoluindo de forma a redundar no atual patamar, que se daria independentemente da posição do time na tabela. O grupo AVAÍ MAIS FORTE se manteve no aguardo em razão de que, entre outros fatos, noticiou-se a elaboração de um novo estatuto com ideias que viriam agasalhar as teses do nosso movimento e da torcida praticamente em geral. Infelizmente, o trabalho em torno deste novo estatuto foi sendo postergado por uma série de motivos, desaguando na notícia oficial do presidente da comissão de reforma estatutária de que nada seria decidido neste ano, não dando sequer previsão de algo ser feito.

6 - Não havia mais como esperar, aceitar. A torcida exige eleições diretas. A torcida exige um Conselho forte, independente, fiscalizador. De outra forma, não é a oposição que está marcando eleições. É o estatuto que determina a data. Concordamos com todos que acham que poderíamos ter melhor momento. Achamos errado, inconveniente, entre outras coisas a serem modificadas e por isso queríamos e faremos as mudanças. Mas só podemos mudar se tiver as eleições acontecerem, já que a chapa de situação não quis.

6 - Queremos expressar nossa confiança na lisura do processo eletivo. Não pretendemos levar o clima de disputa eleitoral para o dia-a-dia dos envolvidos profissionalmente com o clube, evitando tornar esta saudável discussão sobre o futuro do nosso Avaí Futebol Clube em ações que o prejudiquem institucional e esportivamente.

7 - Ainda gostaríamos de afastar as considerações a respeito da saúde do presidente do clube deste processo por, estas sim, se apresentarem inoportunas. Integramos, todos nós, a corrente de fé em favor do seu pronto restabelecimento e acreditamos que o mais importante para ele, neste momento, é compartilhar dos momentos íntimos com os seus, o que auxiliará na sua recuperação. O presidente João Nilson Zunino tem o seu nome marcado na história do clube e essa colaboração ainda terá outros capítulos, pois, ao fim e ao cabo, independentemente de ideias divergentes, somos todos AVAIANOS.

8 - Finalizando, estamos absolutamente de acordo com qualquer prorrogação no prazo para as eleições no Conselho, como já ocorreu no ano de 2001, com a concordância do Conselho, quando a eleição foi transferida para janeiro,

Assim, de modo a aclarar todos os envolvidos neste processo, atribuímos as manifestações, tanto do presidente em exercício, quanto dos jornalistas que com ele concordaram, à surpresa proporcionada pelo aparecimento de chapa alternativa em um processo que se encaminhava para a aclamação, mas com a certeza de que, de fato, com o mínimo de reflexão, a mudança de opinião de todos estes é um caminho irreversível, para o bem do clube e da democracia.

Convocamos, então, todos, mais uma vez, para o debate, em torno de ideias. O ar democrático fora dos campos inspirará nossos jogadores ao tão sonhado retorno ao lugar que é nosso: a Série A.

Chapa Avaí Mais Forte

Clube Transparente, Conselho Independente

0 comentários: