13 de novembro de 2013

Estão com medo do seu voto


Há alguns dias denunciamos, por meio de nota oficial, o uso da máquina do clube para a cooptação de conselheiros e sócios para uma chapa que vai concorrer à eleição para o Conselho Deliberativo do nosso Avaí.


Esperávamos que esse erro, que fere sensivelmente o jogo limpo democrático, fosse o último e o “fair play” eleitoral se restabelecesse. Porém, o edital das eleições, divulgado ontem, deixou claro que não é isso que acontece.

O conteúdo das disposições destoa completamente dos editais de eleições anteriores e tem, claramente, o intuito de afastar a chapa Avaí Mais Forte do processo e, mais importante, afastar o sócio do seu direito de eleger o que lhe parecer mais apropriado para a formação do Conselho.

A análise dos editais das eleições de 2005 e 2009, em comparação com o edital deste ano, estampa diferenças gritantes. Por exemplo:

1. Fixou-se como prazo para a inscrição das chapas o período de 3 dias, encerrando-se em feriado nacional (15 de novembro), diferentemente das eleições anteriores, em que o prazo se estendia até a data anterior à eleição;

2. Determinou-se como horário para a realização das eleições das 8h às 17h em uma quarta-feira útil. Nas eleições anteriores, elas aconteciam durante a noite;

3. Fez-se referência à necessidade de ciência dos candidatos inscritos nas chapas sobre os valores das mensalidades cobrados dos conselheiros atualmente. Clara tentativa de afastar do processo aqueles sócios com menores condições financeiras. Esses valores são atualizados a cada ano e o que será cobrado no ano de 2014 sequer foi definido;

4. E o mais grave: Os editais anteriores replicaram a regra do Estatuto do Avaí Futebol Clube quanto à composição das chapas com o número de 100 a 300 integrantes. O edital deste ano, entretanto, fixou o número aleatório de 200. A arbitrariedade do número tem uma finalidade: afastar a chapa Avaí Mais Forte do processo. Não há qualquer alteração no cenário eleitoral, exceto a própria existência de uma chapa alternativa, que justifique a mudança das regras.

Possibilitar a um dos lados da disputa que estabeleça regras diferentes das tradicionalmente praticadas abre a porta para que se criem barreiras desproporcionais ao pleno exercício da democracia.

Fiados na boa-fé, angariamos até então cerca de 150 assinaturas. As 50 assinaturas faltantes não são mais um requisito apenas para que participemos das eleições, são requisito para que HAJA ELEIÇÕES. Para que você, sócio, POSSA VOTAR. Esse, claramente, é o receio de quem está ditando as regras.

Por este motivo, pedimos a todos que não querem que nosso clube torne-se uma “casta” inacessível aos seus próprios donos – os sócios -, juntem-se a nós, assinem a ficha de adesão e possibilitem a nossa inscrição na próxima sexta-feira. Entrem em contato conosco pelo e-mail avaimaisforte@gmail.com.

Se este Avaí obscuro não é o que você sonhou, temos a certeza de que você é mais um que, como nós, quer UM AVAÍ MAIS FORTE.

0 comentários: