3 de dezembro de 2013

A gestão, o clube e o torcedor

A gestão de um clube de futebol profissional é bastante exigente com orçamentos, em que muitas vezes a distância entre o sucesso e a descida de divisão é muito curta. Claro que o crescimento e desenvolvimento econômico do clube depende dos resultados em campo. Para que uma gestão seja de sucesso é preciso inovar, ver por outra perspectiva, criar novos produtos e identificar novos modelos de negócios para o clube.

O clube precisa de estratégias que lhes tragam boas e significativas parcerias. Para que possa encontrar estes parceiros é necessário criar uma equipe vencedora, que jogue bem e ganhe e assim dar ao seu público a possibilidade de sonhar com o ápice chamado Série A. A visão gestora precisa ser: atingir e colocar o clube ao lado do torcedor.

O torcedor, ainda que muitos pensem ao contrário é um consumidor que precisa ser conquistado a cada dia. Sua paixão não o fará comprar se seu time não estiver em boa fase. Não se trata de torcedor "modinha", que só vai na boa, na verdade suas expectativas precisam ser atendidas, do contrario não irá apoiar. Um ponto importante a ser lembrado é a gestão de sócios, que defina novas estratégias de fidelização e também a busca de novos associados.

Os associados precisam ter vantagens em relação ao torcedor comum. Claro que ambos tem seu valor, porém aquele que se dispõe associar-se precisa ver alguma vantagem nisso, sendo que desta forma quanto maior o numero de sócio torcedor, mais significativa será a renda mensal do clube. 

Tudo isso é balela e nem precisaria ser dito, afinal, quem diante de uma gestão e frente a administração de qualquer empresa não sabe que as despesas dependem das receitas? Quem não sabe que não é possível gastar mais do que arrecada? Em nossa administração domiciliar não é nada diferente. Acontece que a teoria é muito simples e fácil de administrar, porém o que se percebeu nestes últimos doze anos do Avaí é que a prática passou longe da teoria. Infelizmente é preciso associar a teoria à prática para conseguir resultados e com isso atingir os objetivos. Mas antes de tudo é preciso começar pelo planejamento.

1 comentários:

Ilustre Torcedora Fiel Carmem!
Tenho visto inúmeros comentários de blogueiros e torcedores que amam o Avaí. Vão aos estádios, pagam suas mensalidades, compram camisas, tentam educar seus filhos também para amar o Avaí e serem filhos honestos, qual Pai verdadeiramente Avaiano náo tem este desejo sincero e honesto no coração. Em quase todos os comentários que vi nestes últimos anos, aos quais todos com absurda razão.O porque de alguns poucos se apropriarem da Instuição Avaí que mora, vive na alma de cada Avaiano. Vi em muitos comentários teu Carmem, a verdade sobre o capítulo Família Zunino destruindo muito dos sonhos honestos do torcedor. Aquela história, parábola muito bem contada sobre Deus e seu filho Satã. Mas quero te dizer algo maior que isso, querida Torcedora Avaiana e nossa linha de frente a favor de defender toda uma nação. Somente te esqueceu na parábola aonde comentastes de Deus (Zunino) e seu filho que deveria ser expulso dos céus por má conduta diante do reino (Avaí). Na verdade minha ilustre e fiel Avaiana, existe mais personagens nesta parábola maravilhosa que ilustraste muito bem. Existe mais gente da família DIVINA do Deus Zunino nesta história. Trata-se de Giseli Zunino, também sócia da Ilha Sports, e que ninguém comentou. A filha mais velha de DEUS Zunino e o filho pródigo, o Anjo Gabriel se reuniram com Deus em seu Trono e decidiram, ficar com percentuais de salários e negociatas que todos já sabem. Isso mesmo blogueira e amiga dos Avaianos, a família dos irmãos Metralha. E o que mais me revolta, é ver quando o Deus adoeceu, ( e acredito que isso se deve por ter que colocar nos ombros todas as negociatas dos filhos e receber toda aquela carga de palavras duras) e o pior, jamais os dois filhos vieram se pronunciar, e tirar das costas do Pai, e assumir como filhos, como pessoas humanas, não foram generosos nem com o Pai, imagina com as crianças Avaianas.O Anjo fugiu para a Disney, seu Pai quase morrendo em uma cirurgia, e o filho pródigo com dólar no bolso. Espero que eles devolvam todo o dinheiro ilícito que tiraram dos corações das crianças Avaianas, ou temos coragem de cobrar isso, ou vão nos tirar nosso sangue todos os dias nos fazendo de LABORATÓRIO particular, familiar. Poderiam tirar o nome de uma Santa e colocar novo nome em seu laboratório, LABORATÓRIO IRMÃOS METRALHA. Para encerrar, é só ir na Junta Comercial e ver o contrato da Ilha Sports, de Giseli e Gabriel, os amigos das crianças Avaiana. A ti querida blogueira Avaiana, nos deixe informado sempre para a Nação Avaiana saber quem é realmente Avaiano. A única coisa ruim é que na história da Disney, os irmãos metralhas jamais pagam pelos seus crimes.
Abraço.
Beto Avaiano