12 de dezembro de 2013

Agora é oficial

Saiu hoje no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado (http://consulta.tce.sc.gov.br/Diario/dotc-e2013-12-11.pdf), páginas 1 e 2:

"... a Diretoria de Controle da Administração Estadual, por meio da informação nº 307/2013 (fls. 691 -692/verso), entendeu que o Tribunal deve agir, não apenas para determinar à Secretaria de Estado da Fazenda o bloqueio de repasses à entidade Instituto Avaí Futebol Clube, como também do Avaí Futebol Clube, verdadeiro beneficiário dos recursos anteriormente repassados e proponente do projeto “Modernização do Centro de Formação de Atletas da Ressacada..."

"...em análise dos recursos repassados ao Instituto Avaí Futebol Clube, verificou a ausência de comprovação da boa e regular aplicação dos recursos, uma vez que não foram demonstradas as despesas efetivamente realizadas e a vinculação delas com os recursos usados para pagamento, agravado pela existência de indício de irregularidade no tocante à apresentação de extratos bancários, supostamente falsificados e de cópias de cheques que não correspondem aos emitidos.

"Nestes autos também foram identificados documentos (extrato e cópias de cheques) com fortes indícios de terem sido falsificados, mas ainda pendente de confirmação pela instituição financeira."

"O documento de fls. 670-671, subscrito pelo Sr. Sérgio Luiz Uliano, Gerente Geral da Agência Setor Público, do Banco do Brasil, traz informações que indicam possível existência de fraude nas informações constantes nos presente autos, o que é indício suficiente para estribar o pedido cautelar formulado pela DCE para o fim de impedir o Instituto Avaí Futebol Clube (fl.686-v), bem como o Avaí Futebol Clube (fl. 692) de receber novos recursos antes de findado o presente processo."

"A apresentação de documentos bancários com aparente falsidade é elemento de extrema gravidade, pois compromete sobremaneira a confiabilidade dos dados juntados à prestação de contas e indica um  possível propósito de obstruir o acesso do órgão de controle externo às reais circunstâncias de aplicação dos recursos, especialmente a destinação final dos valores."

"Observa-se que grande parte do projeto destina-se à reforma de dependências do estádio do Avaí Futebol Clube, entidade que participa de competições oficiais do calendário do futebol profissional. Para isso, recebe valores de patrocínio e transmissão de televisão, além de arrecadar recursos de sócios. É de se verificar se a inserção de atividades de cunho social no projeto não tenha servido apenas para justificar um eventual propósito maior de repassar recursos à manutenção do futebol profissional, o que, de resto, aparentemente foi reconhecido pelo próprio Presidente do clube às fls. 154-157. Considero que esta Corte deve ter a necessária atenção para subvenções que, na realidade, subsidiam o futebol profissional, situação que vem se disseminando no país, e que pode trazer graves prejuízos ao Erário Público." 

---

Além da fraude nos documentos apresentados, o auditor também questiona o uso do dinheiro, já que o projeto tinha cunho social (envolvia, pelo que parece, reforma do CFA para as categorias de base) e, segundo o auditor, teria sido usado para reforma do estádio. 

3 comentários:

Kátia

Se realmente procedem as denúncias feitas neste processo, é a maior vergonha que já passei como avaiana.

Fraudar um convênio para obter dinheiro público e desviar para outra finalidade é inconcebível.

O vexame que o Avaí nos fez passar perdendo o clássico de goleada, é muito pequeno perto desta revelação.

Uma coisa é o embate esportiva, outra é falcatrua.

Espero que haja uma explicação diferente.


Fernanda

Acho difícil esta conta fechar. Afinal tem gente graúda nas nossa administração. E Tem gente mais graúda ainda em nossas fileiras. Ex- Governadores, Ex-Senadores, deputados, Presidentes de OAB, Tenista Ilustre. Nestas horas abafar, comer pizza depois parece ser melhor para todos. Mas quero dizer, que nós Avaianos fomos aos cofres públicos e pegamos muito dinheiro desta população Catarinense e nos propomos investir em nosso estádio, nas cadeiras que sentamos. Mas o Tribunal de Contas, diz que usamos errado, há desvio, falsificações, alguém deve ter colocado no bolso talvez, ou esquecido de fazer a coisa certa. Digo isso porque quem é legítimo dono do Clube somos nós. Os sócios, os torcedores que compram os produtos, e não uma Família que distribui os Cargos para os seus. Espero que a OAB, que sempre esteve defendendo os cidadãos entre honestamente nesta história, e olhe com imparcialidade. Chega de esconder, chega de falta de transparencia, que se pague se devemos, que se pegue quem fez errado. Que não se fuja mais da honestidade. Que não se faça como o Presidente fez, quando seu filho Conselheiro do Avaí foi amplamente cobrado pela Familia Avaiana foi embora se esconder no exterior. Vamos dar o nome aos bois, afinal este donheiro público, não era nosso, foi dado em confiança pelo povo Catarinense. Mostrando confiança em nós, e hora de retribuir com a mesma honestidade, mostrando nossos valores, nosso caráter. Chega de blogueiros chapa branca defendendo por interesse próprio.
É uma acusação contra o Avaí gente. O Avaí somos nós. Não somos uma família criada em um Laboratório gente. Esta família Azul, foi criada nas Arquibancadas, com suor e lágrimas, e nestes -ultimos 12 anos temos sofrido muito gente. Para quem defende o dinheiro antes de tudo, estamos na rabeira nesta década. Vimos o nosso maior adversário 10 vezes na primeira divisão, e muitos estão celebrando esta atual administração. Não sou contra nenhuma pessoas, mas sou honesto comigo mesmo. Fala-se em Avaí ISO 9001, e o ISO 9001 do caráter, da transparencia, das coisas claras. Está na hora da Família Avaiana não se render a ISO 9000 não não reflita o que queremos ser. Celebrar administração que não deixa sabermos os contratos serem questionados, não há qualidade nenhuma. Prefiro celebrar a ISO 9001 do caráter de cada criança Avaiana que pede transparencia. Eu espero que o TCE não goste de pizza, porque lá em Brasília, as cadeias estão ficando lotadas de gente graúda.

Beto

É quase Natal, o papai noel azul não veio, mas coisas boas também vieram junto. Uma Nova Era, uma nova Gestão nos espera em 2014. Não podemos encurralar o novo Presidente, vai ser um ano difícil. Não é um voto de confiança, mas liberdade para trabalhar em um terreno escorregadio. Tempo de esquecer o passado, que se foi neste dia 12. Tempo de olhar para o futuro e lembrar que o céu é Azul. Tempo para não criticai mais quem errou, ou deixou de fazer o certo. Não importa mais, de que família, se foi A ou Z, foi-se o tempo de dar as explicações. Agora é tempo de agradecer, porque a família Avaiana vai tomar as rédeas de seu novo futuro. Tempo de mais gente na arquibancada. Esqueçamos o passado para vivermos um 2014 com esperança do Papai Noel Azul aparecer. Será um ano de dar as mãos, e não mais lembrar de quem saiu, mas lembrar de quem ficou. O Torcedor ficou, e estará em maior número com ingressos mais baratos. A chance é menor, existem times grandes este ano no páreo, mas vamos fazer o que quase todos da blogosfera estão fazendo neste momento. Esquecer o passado, as críticas, e fazer deste Novo Avaí ser a alegria de seus fiéis torcedores.
Boas Fetas a todos.

Beto